Tireóide – O que é

Tireóide O que é

Tireóide O que é


A tireóide é uma das maiores glândulas endócrinas do corpo humano e exerce, como principal função, a produção e armazenamento dos hormônios tireoidianos: T3 (tri-iodotironina) e T4 (tiroxina). A produção desses hormônios é feita após a estimulação das células pelo hormônio da hipófise TSH.

Esses dois hormônios citados acima T3 e T4 são responsáveis pela regulação das diversas reações químicas que ocorrem no interior do nosso organismo tanto de síntese quanto de degradação dos nutrientes, ou seja, equilibram o nosso querido metabolismo.

No momento em que taxas destes hormônios sofrem alteração o problema se instala e pode desenvolver alguns possíveis sintomas como: cansaço, sonolência, unhas quebradiças, aumento ou diminuição de peso, desânimo, cabelos e peles secos, prisão de ventre ou tendência à diarréia, ansiedade, perda de apetite.

Os distúrbios das taxas destes hormônios podem provocar duas diferentes patologias: Hipotireoidismo e o Hipertireoidismo

Hipotireoidismo

O hipotireoidismo é caracterizado pela diminuição na produção dos hormônios T3 e T4. Acometendo em maior quantidade o publico feminino e com maior prevalência nas idades acima de 35 anos.

O diagnóstico pode ser realizado a partir de exames de sangue que medem a quantidade dos hormônios tireoidianos, ou seja, é hipotireoidismo quando os hormônios T3 e T4 se encontram reduzidos e o TSH circulante está em nível alto.

Na presença dos sintomas citados anteriormente associados ao colesterol elevado além dos exames de sangue alterados, é fundamental procurar tratamento, que neste caso, por meio de medicamentos, visa repor os hormônios que a tireóide não consegue produzir por si só.

Indivíduos com esta patologia tendem a relatar dificuldade de perder peso, dizem “tenho o metabolismo lento”, isso é correto, mas é possível de “melhorar” o metabolismo com uma alimentação saudável e a prática de atividade física.

Hipertireoidismo

O hipertireoidismo por sua vez se desenvolve quando há um aumento excessivo na produção dos hormônios T3 e T4. Com o aumento na concentração desses hormônios no sangue, o organismo trabalha de forma mais acelerada, ou seja, o metabolismo se encontra hiperativo.

O diagnóstico pode ser feito através da realização de um ultra-som da tireóide ou de exame de sangue específico assim como no hipotireoidismo, estes avaliam a dosagem dos hormônios tireoidianos.

Opostamente ao hipotireoidismo, os níveis de T3 e T4 elevados e o TSH circulante reduzido é diagnostico de hipertireoidismo. Alguns sintomas: aumento da freqüência cardíaca, perda de peso, tremores, fraqueza muscular, nervosismo, queda de cabelos, alterações na pele, diarréia, sudorese e diminuição do fluxo menstrual (em mulheres).Neste caso os medicamentos têm como objetivo reduzir a síntese de T3 e T4.

A realização de exames regularmente é uma boa maneira de se conhecer e se manter bem, quando se associa a alimentação saudável com a prática de atividade física muitos benefícios são obtidos.
Via: Artigonal

Gostou? Compartilhe:
Avalie este post:
Muito RuimRuimRegularBomÓtimo (Seja o primeiro a avaliar)
Carregando ... Loading ...
Gostou desta matéria? Comente:
*Nome
*Email
Site/Blog/Url
Mensagem
* Campos obrigatórios