Alimentos Funcionais – O que são ?

Alimentos Funcionais

Alimentos Funcionais


Atualmente os brasileiros enfrentam um avanço das doenças crônicas degenerativas por conta de um estilo de vida desequilibrado que envolve maus hábitos alimentares e sedentarismo. O consumo regular desses alimentos pode ser uma alternativa para conter o avanço dessas doenças e fazer com que as pessoas se conscientizem que a alimentação tem um papel fundamental sobre a saúde delas.

Tipos de Alimentos Funcionais

-Soja: rica em Isoflavonas que atenuam os sintomas da menopausa. Por ter uma estrutura química semelhante ao estrógeno (hormônio feminino), alivia os efeitos de calor e cansaço da menopausa e da tensão pré-menstrual.

-Suco natural de uva, vinho tinto, café, chá verde, chocolate e própolis: ricos em Flavonóides que diminuem o risco de câncer e atuam como antiinflamatórios. Anulam a dioxina, substância altamente tóxica usada em agrotóxicos.


-Grãos integrais, frutas e vegetais em geral:
ricos em fibras/prebióticos (fibras insolúveis e solúveis, inulina, etc.) que melhora a saúde intestinal redução do risco de câncer do cólon controle do colesterol.

 

Milho, soja e trigo: ricosem esteróis/estanóis vegetais que reduz o risco doenças cardiovasculares, diminui a absorção do colesterol.

-Uva, morango, chá verde e preto: ricos em Catequinas que previne certos tipos de câncer e são antioxidantes.

 

-Peixes marinhos como sardinha, salmão, atum, anchova, arenque, etc: ricos em ácidos graxos ômega-3 que reduz o LDL-colesterol; tem ação antiinflamatória. Indispensável para o desenvolvimento do cérebro e retina de recém nascidos.

 

-Tomate e derivados, goiaba vermelha, pimentão vermelho, melancia: ricos em Licopeno que são antioxidantes, reduz níveis de colesterol e o risco de certos tipos de câncer como de próstata.

 

-Extraídos de vegetais como raiz de chicória e batata yacon: rico em Prebióticos – frutooligossacarídeos, inulina(fibra) que ativam a microflora intestinal, favorecendo o bom funcionamento do intestino.

 

-Linhaça, noz moscada: ricas em Lignanas que fazem inibição de tumores hormônio-dependentes.  

 

-Maçã, sorgo, manjericão, manjerona, sálvia, uva, caju, soja, etc: ricos em

Tanino que são antioxidantes, anti-sépticos, vaso-constritores.

 

-Leites fermentados, Iogurtes e outros produtos lácteos fermentados:

ricos em Probióticos – Bífidobacterias e Lactobacilos que favorecem as funções gastrointestinais, reduzindo o risco de constipação e câncer de cólon.

Mas lembre-se, utilizar uma única vez ou esporadicamente não tem resposta. É necessário incorporar estes alimentos no se hábito diário.

Via: Artigonal

Gostou? Compartilhe:
Avalie este post:
Muito RuimRuimRegularBomÓtimo (Seja o primeiro a avaliar)
Carregando ... Loading ...
Gostou desta matéria? Comente:
*Nome
*Email
Site/Blog/Url
Mensagem
* Campos obrigatórios