Gorduras Boas e Ruins – Informações

Gorduras boas e ruins
Nesse artigo você vai encontrar Informações sobre as Gorduras Boas e Ruins, uma vez que as gorduras são uma parte importante da alimentação saudável. Existem indícios cada vez maiores de que alguns tipos de gordura são benéficos e que na verdade, reduzem o risco de enfartes e derrames. Alem disso ajudam o metabolismo do açúcar e da insulina e, portanto, contribuem para os nossos objetivos de emagrecimento e manutenção do peso a longo prazo.

Gorduras Boas

Entre as gorduras boas estão as monoinsaturadas, encontradas no azeite e no óleo de canola, no amendoim e em outras nozes na pasta de amendoim e no abacate. Essas gorduras reduzem o colesterol total e o colesterol “ruim” ( o LDL) – que se acumula e obstrui as paredes arteriais – enquanto mantém os níveis do colesterol “ bom” ( o HDL), que transporta o colesterol das paredes arteriais até o fígado, para ser eliminado.

Os ácidos graxos ômega – 3 gorduras poliinsaturadas encontradas em peixes de água fria, óleo de canola, linhaça, nozes, amêndoas e macadâmia – também são gorduras boas. Estudos recentes mostram que, nas populações que ingerem uma maior quantidade de ômega-3, como os esquimós (cuja dieta inclui grande quantidade de peixe), a incidência de problemas de saúde graves, como doenças cardíacas e diabetes, é menor. Existem indícios de que o ômega – 3 ajude a evitar ou tratar a depressão, artrite, asma e colite e ajude a prevenir mortes por problemas cardiovasculares.

Gorduras Ruins

Entre as gorduras Ruins, que obstruem as artérias incluem-se as gorduras saturadas, encontradas na manteiga em carnes vermelhas gordas e em laticínios integrais. As gorduras muito “ruins” são as gorduras do tipo trans, produzidas pelo homem. As gorduras trans, resultado da reação do gás hidrogênio com a gordura, são encontradas em diversos alimentos industrializados, entre eles margarina. Biscoitos, bolos, coberturas para bolos e batata frita em saquinho. São piores do que as gorduras saturadas; são prejudiciais aos vasos sanguíneos, e ao sistema nervoso e engordam.

Seja natural: limite o consumo de margarina, de alimentos processados e fast – food, que tendem a conter altas quantidades de gorduras saturadas e do tipo trans. Mude os métodos de preparo dos alimentos: asse-os ou grelhe-os, em vez de frita-los. Livre-se da manteiga: cozinhe com óleo de canola ou azeite no lugar da manteiga, margarina ou banha. Corte a gordura dos laticínios: troque o leite integral por leite desnatado ou semidesnata

Gostou? Compartilhe:
Avalie este post:
Muito RuimRuimRegularBomÓtimo (Seja o primeiro a avaliar)
Carregando ... Loading ...
Gostou desta matéria? Comente:
*Nome
*Email
Site/Blog/Url
Mensagem
* Campos obrigatórios